"Noventa por cento de todos os milionários tornam-se assim através da posse de bens imobiliários. Foi feito mais dinheiro em bens imobiliários do que em todos os investimentos industriais combinados. O jovem sábio ou assalariado de hoje investe o seu dinheiro em bens imobiliários". - Andrew Carnegie, bilionário industrialista (1905).

Desde há muito tempo, quando se trata de investir, os terrenos sempre foram uma escolha sólida. Muitos especialistas em finanças, concordam que investir em terrenos é uma excelente forma de diversificar o seu portfólio. Existem também, vários milionários, relativamente, famosos que fizeram fortuna baseada em terrenos. Hoje, vamos detalhar os conceitos básicos de investimento em imóveis.

Investir em terrenos versus investir em ações

Antes de falarmos sobre investimentos em terrenos, é importante saber as diferenças com investimentos em ações. Quando compra uma ação, passa a possuir uma pequena parte dessa empresa. Quando a empresa lucra, então os lucros vão ser distribuídos consigo. Quando compra um terreno, escolhe exatamente o que fazer no terreno. As possibilidades são imensas, pode fazer a alteração para outro tipo de terreno, alugá-lo ou apenas ficar com o mesmo em portfólio e esperar que o valor do mesmo aumente (mais adiante, vamos falar sobre esses métodos de investimento). O controle é mais elevado ao investir em terrenos.

Investindo em terrenos

Entre os especialistas em terrenos, existem muitas maneiras diferentes de investir em imóveis, mas hoje vamos ver três das formas mais populares.

  1. Manter uma parcela de terreno até que o mercado esteja ótimo e aí pode vender essa parcela com lucro (também conhecido como o método de compra e retenção). Como depende muito do mercado, essa forma é geralmente a mais lenta de obter lucro. No entanto, se comprar um terreno de qualidade durante uma queda no mercado, poderá vendê-lo com lucro quando o mercado estiver forte. Lógica básica: compre em baixo, venda em alta!
  2. Pode investir para fazer a conversão da terra para outro uso que tenha um valor mais alto e melhor. A terra que permite a transição é um mercado em expansão. Este método custará seguramente mais, mas se encontrar o uso perfeito para o terreno em questão, poderá ganhar muito dinheiro com o seu terreno convertido.
  3. Outra alternativa é arrendar o terreno a agricultores ou caçadores. Requer um pouco de mais trabalho, porém pode permitir obter um lucro mais estável. Definitivamente deseja trabalhar com um especialista em terrenos na elaboração dos contratos para garantir que obtém o máximo de lucros em cada arrendamento.

Benefícios de investir em Terrenos

Há muitos benefícios para investir no mercado imobiliário/fundiário (baseados em terrenos). Aqui estão apenas alguns:

  • Diversifique seu portfólio. Os terrenos são uma excelente forma de dar aos seus outros investimentos uma rede de segurança. Se investir todo o seu dinheiro em ações e o mercado de ações cai, corre o risco de perder a maior parte de suas economias. Investir em terrenos oferece segurança mesmo quando outros mercados estão em baixa. “Preços dos terrenos agrícolas ‘disparam’ 40%” in Expresso.pt (https://expresso.pt/economia/2021-11-13-Imobiliario.-Precos-dos-terrenos-agricolas-disparam-40-03fe040b)
  • Recurso limitado. Já se perguntou por que as pessoas pagam milhares de euros por pequenos apartamentos em Lisboa e Porto? É porque a terra é um recurso limitado, e a procura de áreas de terreno desejável estará sempre em alta. Como Mark Twain disse uma vez: “Comprem terra, já não a estão a fazer.”.
  • Baixo esforço. Uma coisa que muitas pessoas adoram ao investir em terrenos é que geralmente este requer um esforço mínimo, especialmente se estiver usando o método de compra e retenção. Este é um grande benefício para os agricultores e agentes imobiliários/fundiários que têm muito pouco tempo livre.

Desvantagens

  • Mesmo que haja bastantes benefícios ao investir em imóveis, existem alguns factores que precisam estar claros. É verdade que investir em terrenos é uma excelente ideia, mas é importante que o faça de forma esclarecida e fundamentada.
  • Os impostos podem ser complicados: Cada concelho tem directivas e regulamentos diferentes para tributar os diferentes tipos de terrenos para investimento. Deixo aqui este guia, para entender exatamente quanto pode pagar em impostos para diferentes tipos de terrenos.
  • Usos anteriores: A utilização dada, anteriormente, aos terrenos pode afetar o valor dos mesmos. Por exemplo, alguns usos dos terrenos podem resultar em riscos ambientais que farão com que o valor dos mesmos, caía abruptamente. Às vezes, pode ser difícil rastrear os usos anteriores da terra, especialmente se a terra teve muitos proprietários. Felizmente, se você estiver com problemas para encontrar os usos anteriores, um truque poderá ser usar o Google Earth para ver a história da terra!
  • Paciência. Dependendo do seu método de investimento, não verá retornos antes de seis meses a muitos anos. Só deve investir dinheiro em terrenos que não irá precisar nos próximos anos. Ninguém gosta do jogo de espera, mas as coisas boas levam tempo!

Investir em terrenos é uma ótima forma de construir riqueza e poupar para a reforma. Deve consultar um profissional e conhecer os mercados imobiliário/fiduciário mais relevantes para investir antes de tomar quaisquer grandes decisões com as suas poupanças.