Estas e outras questões surgem na cabeça daqueles que têm casa e em particular dos que pretendem comprar casa.

Importa perceber, qual das taxas de juro fixa ou variável é a mais benéfica.

Para quem está à procura de uma solução mágica, a recomendação é sempre, consultar um profissional de intermediação de crédito.

Cada caso é um caso:

A forma mais eficaz de um indivíduo ou as famílias lidarem com o risco é, pedirem simulações, fazerem contas e entenderem qual o objectivo ao adquirir o imóvel.

Alguns especialistas da intermediação de crédito, afirmam que a taxa variável continua a compensar.

Em alguns bancos, a modalidade de taxa fixa para a totalidade do contrato nem sequer é uma opção.

Uma prospecção de mercado, realizada pelos especialistas em intermediação de crédito para o crédito à habitação, revela que na maioria das ofertas disponíveis, nos Bancos em Portugal é aplicada a taxa fixa, por um período mais reduzido, por exemplo 10 anos.

A taxa fixa pode parecer mais apelativa por ser uma barreira às flutuações da taxa Euribor, porém ao fim de 10 anos de flutuações da taxa Euribor, ainda compensa usar a taxa variável em detrimento da taxa fixa, já que o valor a pagar pela taxa fixa é superior.

Os Bancos, usam mecanismos para se protegerem e continuarem a lucrar e o que assistimos neste momento é à subida das taxas de juro pela generalidade dos Bancos.

Os Bancos usam várias estratégias, a fim de garantir que vão ficar a ganhar, pelo que é comum nos contratos, serem incluídos prémios e seguros. Acontece que, no momento em que o cliente pretende alterar as condições do contrato, ao substituir a taxa fixa por taxa variável, o resultado são mais encargos para o cliente.

Existe vantagem em ter um profissional que negoceia com vários Bancos e consegue, em cada caso,  as melhores condições para o cliente.

O ideal será usar os serviços de um consultor de intermediação de crédito.

Por vezes, nem é o nosso Banco de referência a melhor opção e mudar de Banco, pode significar uma substancial redução no valor a pagar.

Um bom estudo de crédito à habitação feito por um especialista em intermediação de crédito, pode reduzir desde centenas a milhares de euros por ano no empréstimo à habitação.

Já sabe quanto pode poupar com o crédito à habitação? Consulte o nosso departamento de intermediação de crédito através do formulário de contato para intermediação de crédito